terça-feira, 17 de julho de 2012
Conheça o Peixe Galo
Nome: Peixe Galo, conhecido também como peixe-galo-bandeira, peixe-galo-de-penacho e peixe-testudo
Nome científico: Selene Vômer
Água doce ou salgada: Salgada
Família: Carangidae
Características: tem o corpo coberto por escamas prateadas e uniformes, dorso verde-azulado escuro com tom azul-metálico mais claro nos flancos e ventre esbranquiçado. Na margem superior do opérculo e na parte superior do pedúnculo caudal a presenta uma pequena mancha arredondada e escura que lembra um ocelo (olho). Com corpo muito alto e bastante comprimido lateralmente, a parte anterior da cabeça é quase reta mantendo essa característica da ponta do focinho ao alto da cabeça, o que explica ser chamado popularmente de testudo. Quando adultos formam grupos de poucos indivíduos, aos pares ou solitários, chegando a atingir 1,8 a 2 kg medindo de 40 até 50 cm.
Hábitos: o formato de sua boca é terminal sendo um peixe predador que costuma se alimentar de outros peixes menores, crustáceos, camarões e lulas encontrados geralmente em médias profundidades.
Curiosidades: é uma espécie de superfície que habitualmente vive em grandes cardumes, principalmente quando mais jovens, permanecendo normalmente perto da costa. Por manter tamanho e aparência muito semelhantes ao de muitas outras espécies marinhas sua identificação na água se torna uma tarefa difícil.
Onde encontrar: pode ser encontrado em todo o litoral brasileiro, desde o Rio Grande do Sul até o Amapá, facilmente visto em águas costeiras onde a pedraria se encontra com a areia. Procura habitar águas tropicais e temperadas quentes normalmente nadando em grandes cardumes sem preferência de profundidade, pode ficar tanto na superfície quanto em medidas maiores.
Dicas para pescá-lo: nos períodos de desova gosta de ficar em mar aberto podendo ser facilmente encontrado próximo de algas, onde seus ovos, pelágicos e esféricos, são fixados. A espécie tem preferência por lugares próximos a es tuários, lagoas e praias, n a coluna d' água, perto de fundos de areia e cascalhos. Vive em águas abertas em torno de ilhas e baías sendo comum em praias de areia.
Fonte: http://revistapescaecompanhia.uol.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário