O salmão é um peixe de carne alaranjada, que vive em águas frias do Canadá, Reino Unido, Noruega e Chile, assim como a truta. Sua carne tem maior teor de gordura que outros peixes como o linguado e a pescada, por exemplo; entretanto, é rica em ácidos graxos ômega-3, um protetor do coração.Embora a cultura do salmão tenha se espalhado pelo mundo inteiro, os japoneses são os seus maiores apreciadores, servindo-o cru na forma de sashimi, sushi, entre outras iguarias.
Benefícios ao Coração
De acordo com pesquisadores da Associação Americana do Coração, mesmo as pessoas que não apresentam nenhum problema no coração podem se beneficiar com o consumo de peixes que são ricos em ômega-3 como o salmão. Um estudo recente feito com mais de vinte mil médicos conhecido como Estudo da Saúde dos Médicos, levantou a hipótese de que a ingestão do salmão pode diminuir em até oitenta por cento o risco do indivíduo sofrer algum ataque cardíaco.
Uma outra pesquisa hipotetizou que os ácidos graxos ômega 3 poderiam reduzir em até trinta e três por cento, o risco de pessoas do sexo feminino chegarem a óbito em virtude de complicações cardíacas. Vale ressaltar que o consumo única e exclusivamente de salmão não é suficiente para o efeito terapêutico. Os especialistas aconselham que uma dieta balanceada com grãos e cereais combinados com carne magra, frutas e hortaliças são indispensáveis à manutenção da saúde dos indivíduos.
Consumo de Salmão para Tonificar os Músculos
De acordo com estudo científico realizado por um profissional da área de saúde norte-americano, o salmão poderia auxiliar o individuo a tonificar seus músculos corporais, pois o peixe junto com outros alimentos como legumes, verduras, frutas e grãos tem a propriedade de combater os radicais livres que são responsáveis pela diminuição da produção de colágeno,reduzem o armazenamento de tecido adiposo no corpo humano e aumentam o tônus muscular, sendo excelente para aqueles que praticam atividades físicas para obterem um corpo magro e definido.
Outros profissionais reforçam essa afirmação, confirmando que os peixes de um modo geral são fontes de DMAE , que é uma substância importante no combate à flacidez corporal além da ingestão de proteínas e gorduras boas encontradas nas amêndoas, azeite de oliva ou nas azeitonas, por exemplo, que quando são consumidas com outros alimentos auxiliam na redução do armazenamento de gordura no corpo humano.