quinta-feira, 13 de junho de 2013

A versátil Tainha


A tainha  é um peixe que integra uma família conhecida como mugilídeo. Este animal aquático está disseminado por todo o Planeta; a maioria pode ser inserida no gênero Mugil, mas outros gêneros também se enquadram nesta categoria. Ele pode ser encontrado principalmente em litorais de clima temperado e tropical, mas alguns vivem igualmente em águas doces.





Este peixe se destaca nos estuários brasileiros, partes de um rio que estão próximas de sua foz no mar, onde a água doce se confunde com a salgada. Largamente utilizado na gastronomia humana desde a época dos imperadores romanos, comum na cozinha do Mediterrâneo, ele é um animal muito visado pelos pescadores.



A família da tainha engloba mais ou menos 80 espécies, distribuídas em 17 gêneros. Além das algas, ela consome vermes e resíduos que retira das camadas subaquáticas. Ela se desenvolve durante três anos, quando finalmente o macho alcança a idade sexual, enquanto as fêmeas levam quatro anos para atingir a mesma etapa. Seu período reprodutor acontece no espaço que se desenrola entre julho e novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário