sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Alimentação: uma questão de escolha

O nosso sistema digestivo é como uma máquina que transforma os alimentos que ingerimos em nutrientes necessários para o desenvolvimento e manutenção do nosso organismo.

Através da alimentação, podemos equilibrar, intoxicar ou desintoxicar o organismo. O segredo de uma boa alimentação está, sobretudo, no equilíbrio das refeições. Combinar proteínas, vitaminas e sais mineiras, oferecendo um cardápio saudável e variado.

Analisar os hábitos alimentares é o primeiro passo para uma alimentação saudável  e uma qualidade de vida melhor. Cuidar bem da alimentação é um desafio do cotidiano corrido da vida moderna.

Uma alimentação saudável deve ser estimulada desde a infância e quanto mais cedo, maiores serão os benefícios. Nunca é tarde para começar a comer melhor!

Ter uma alimentação saudável, não significa fazer uma alimentação restrita, pelo contrário, um dos pilares para uma alimentação saudável é a variedade.


As mais recentes recomendações alimentares, que são feitas para a população em geral, comungam dos mesmos princípios nutricionais.


Na base ou perto dela, continuam os cereais integrais, as frutas, os legumes e as hortaliças. No topo, aparecem fontes de gordura animal, açúcares simples, os cereais refinados e as carnes vermelhas.

Aderir a princípios de vida mais saudáveis, torna-se fundamental para quem acredita que prevenir é melhor que remediar.

A alimentação é uma necessidade, mas também está ligada a nossos hábitos, modo de vida e o tipo de comida que temos acesso.

Precisamos refletir e tomar para nós a responsabilidade por nossas escolhas alimentares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário