segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Peixes são aliados da saúde e da dieta

Conheça oito opções para comer o ano inteiro


As propriedades nutricionais que os peixes carregam e os benefícios que trazem ao nosso organismo fazem deste alimento uma ótima opção de proteína para fazer parte de uma alimentação equilibrada durante o ano inteiro. 

Cada brasileiro consome, em média, menos de 7 quilos de peixe por ano. A quantidade mínima recomendado pela Organização Mundial de Saúde são 12 quilos. Mesmo assim, muita gente bate o pé e assume que não gosta desta carne branca de jeito nenhum. 

Mas será que você não gosta de peixe mesmo? Ou provou uma espécie ou modo de preparo que não combinou com o seu paladar? Para te ajudar nesta descoberta, o site Minha Vida ouviu a nutricionista Patrícia Bertolucci, da PB Consultoria em Nutrição, de São Paulo, que avalia os benefícios dos oito peixes mais consumidos do Brasil, suas propriedades nutricionais, os preços e ainda entrega uma deliciosa receita de cada um.



1.Salmão, versátil e amigo do coração

2.Atum, ideal para receitas elaboradas

3.Bacalhau, a versão desfiada faz o prato render 

4.Sardinha: peixe barato que cai bem no patê, no forno e no molho

5.Linguado para o recheio de tortas e bolinhos

6.Cação incrementa ensopados 

7.Truta: ela é perfeita para quem faz dieta

8.Cavalinha também é excelente fonte do ômega-3 


Tire já esta dúvida:

Todos os peixes são ricos em ômega 3, a gordura que faz bem ao coração? 


Os peixes de água doce e salgada são considerados fontes de proteínas na nossa alimentação. Porém, as espécies de origem marinha apresentam maior quantidade de ácidos graxos ômega 3 do que os de água doce. Isso acontece, pois os peixes de água salgada se alimentam de fitoplâncton marinhos que contém esses ácidos graxos, já os animais de água doce são mais ricos em ômega 6, pois, estes se alimentam de crustáceos, larvas, além de fitoplâncton de água doce. 



Fonte: http://www.minhavida.com.br/




Nenhum comentário:

Postar um comentário