Peixes da família Scombridae, os tipos mais comuns de Atum (Thunnus spp) na costa brasileria são a Albacora ou Albacore (Thunnus albacares) e o Atum ouTuna (Thunnus atlanticus).
São considerados pelos estudiosos como os peixes que possuem o corpo mais hidrodinâmico dentre as formas existentes (o corpo é fusiforme e o pedúnculo caudal bastante estreito). São peixes que nadam em cardumes numerosos, muitas vezes mistos entre duas ou mais espécies de atum. Podem estar acompanhados de golfinhos e até baleias.
Uma característica destes peixes é que, devido aos mecanismos fisiológicos (”rete mirabile”, um emaranhado de vasos sanguíneos), a temperatura do corpo pode chegar a ficar de 10 a 15ºC mais alta que a água ao seu redor.Peixes de tamanho variável de acordo com a espécie, atinge pesos entre 50 e mais de 600 quilos (Atum-azul).
São carnívoros, com preferência por peixes e moluscos (lulas). Não costumam se aproximar da costa, a não ser que a área seja muito profunda, sendo mais típicos em mar aberto. Encontra-se ao longo dos mares de todo o mundo, mas é de acordo com a temperatura das águas que se dá a distribuição dos diferentes tipos, assim como acontece com as demais espécies oceânicas.
O atum é ótima fonte de proteína, ferro, magnésio, fósforo, sódio, selênio, niacina, vitamina B6, vitamina B12 e ácido graxo essencial ômega 3. Além de ser uma ótima fonte de proteínas completas, como os peixes de modo geral, o atum faz parte do grupo de peixes ricos em ômega 3, uma gordura chamada essencial, já que é necessária para várias funções orgânicas, mas não é produzida pelo próprio corpo, precisando ser adquirida por meio dos alimentos.
DELIVERY PESCADOS
PARA QUEM BUSCA FACILIDADE, COMODIDADE E ECONOMIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário