Ingredientes
1 Peixe-galo arranjado (ou seja, limpo de barbatanas e espinhas laterais assim como de tripas e outros tecidos não comestíveis)
Limão
Azeite
Sal
Batatas pequenas
Ervas a gosto (Sugestão: oregãos, louro em pó, coentros)
Vinho branco
Modo de Preparo
Comece por lavar o seu peixe para evitar que resíduos possam interferir na receita. Passe-o por água fria e tempere com o sal, interna e externamente. Em seguida coloque-o num prato fundo e tempere com as ervas e com o limão. Deixe o peixe a marinar e a ganhar sabor.
Siga para as batatas e após a lavagem, descasque-as com muito cuidado. Após descascar as batatas, lave-as de novo para remover alguma pele ou sujidade que possa ter ficado do momento de descascar. Seque as batatas e passe-as por um pouco de azeite e tempere com sal. Quando as levar ao forno com o peixe, elas irão ficar douradinhas graças ao azeite.
Voltando ao peixe: remova-o do sítio onde estava e pode colocar no tabuleiro previamente untado com azeite que vai levar ao forno. Coloque o peixe no tabuleiro juntamente com as batatas. Regue o preparado com um pouco de vinho branco.
O forno deve estar a pelo menos 190º e a receita deverá ser cozinhada por um período entre 35 a 50 minutos.
Após as batatas ganharem uma cor ligeiramente tostada e o peixe estar cozinhado, pode remover o tabuleiro do forno.
Sirva o prato com um pouco de salada fresca e limonada ou vinho branco.
Outra sugestão mais light passa por trocar a batata que segue para o forno a cozinhar com o peixe, por tomate e pimentos. Experimente com estes ou outros frutos e legumes a gosto para conseguir refeições mais coloridas e saborosas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário