terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Comer peixe ajuda no combate ao Alzheimer


Você gosta de peixe? Você come peixe toda semana? Se a resposta é sim, você está reduzindo os riscos de desenvolver o Alzheimer. Este é o resultado de um estudo apresentado no encontro anual da Sociedade Americana de Radiologia.


Cyrus Raji da Universidade de Pittsburgh afirma que “esse é o primeiro estudo a estabelecer uma relação direta entre o consumo de peixe, a estrutura cerebral e os riscos de Alzheimer”. E continua dizendo que “os resultados mostraram que pessoas que consomem peixe cozido ou grelhado ao menos uma vez na semana tinham uma melhor preservação da matéria cinzenta do cérebro. Isso foi visto em exames de ressonância magnética em áreas consideradas de risco para o Alzheimer.”


Pessoas que possuem a doença de Alzheimer, que é incurável e progressiva, levam a perda de memória, isto porque destrói lentamente a memória e as habilidades cognitivas do paciente.


Para este estudo foram selecionadas 260 pessoas sem indícios da doença. Destes, 163 pacientes consumiam toda semana peixe. Foram feitos algumas ressonâncias magnéticas do cérebro para avaliação da massa cinzenta em relação ao consumo de peixe para os próximos 10 anos. Os resultados foram verificados para informar a preservação da massa cinzenta, onde relacionada com o consumo do peixe reduz os riscos de Alzheimer.


O importante para a saúde do cérebro é o volume da massa cinzenta. Se o seu nível estiver elevado, quer dizer que a saúde do cérebro é boa. Agora, se este índice estiver reduzindo, há indícios que as células cerebrais estão encolhendo.


Sendo assim, os resultados mostram que comer peixe toda semana ajuda nos altos índices de volume da massa cinzenta nas diversas áreas do cérebro, resultando num órgão mais saudável contra os riscos do Alzheimer.


Fonte: http://www.p1news.com.br/




quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Salmão Assado

Ingredientes:


1 kg de salmão
Alho picado (quanto achar necessário)
Tomate seco picado (quanto achar necessário)
Salsinha picada (quanto achar necessário)
Sal a gosto
 Azeite 


Preparo:


Molho do tempero deve ser feito na véspera: misturar todos os temperos, colocar em um vidro fechado e guardar na geladeira. 
No dia seguinte uma hora antes de assar o salmão, temperar. Fazer uns sulcos no comprimento da peça de salmão e encher com o tempero. Colocar em um refratário com a pele para baixo, cobrir com papel laminado e levar ao forno. Mais tarde retirar o papel para corar bem. 
Servir acompanhado de arroz branco.

Fonte: http://cybercook.terra.com.br




Escondidinho de camarão

Ingredientes: 


Massa:

1 kg de mandioca cozida, sem os talos
200 ml de requeijão cremoso
200 ml de creme de leite
2 colheres (sopa) de manteiga

Recheio:

1,5 kg de camarão sem casca
200 ml de leite de coco
1 colher (chá) de sal
2 dentes de alho
2 cebolas médias
2 tomates médios
Meio molho de coentro
3 colheres (sopa) de azeite doce
1 colher (sopa) de extrato de tomate

Preparo:

Amasse a mandioca e coloque em uma panela junto com os outros ingredientes da massa. Cozinhe todos os itens por aproximadamente 15 minutos, até que seja formada uma massa bem grossa. Reserve a massa para preparar o recheio. Em outra panela, coloque o camarão em rodelas para refogar, juntamente com os ingredientes do recheio, até que seque todo o caldo da panela. Depois, em uma travessa refratária, coloque uma camada da massa e outra de recheio, e assim sucessivamente até acabar todo o conteúdo. Por cima da massa, acrescente um pouco de queijo ralado e coloque para gratinar por 15 minutos. Depois desse tempo, o prato já pode ser servido.


Fonte: http://www.freewords.com.br

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Inicia-se o "Ciclo da Páscoa"

Cada doutrina religiosa tem seu calendário específico para seguir. Para os católicos, inicia-se o "Ciclo da Páscoa", com a Quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas.

Este período representa para os fiéis um retiro espiritual voltado à reflexão onde os cristãos se recolhem em orações e penitência a fim de preparar o espírito para a acolhida do Cristo ressuscitado no domingo de Páscoa.

Durante a Quaresma é proposto aos católicos a abstinêcnia (renúncia voluntária de um desejo ou necessidade) a fim de que possam experenciar os quarenta dias que Jesus jejuou no deserto.

Durante esse período, os fiéis renunciam voluntariamente de alguma comida ou de alguma coisa mais cobiçada. E o dinheiro que sobra dessa abstinência, orienta-se, que seja entregue às boas causas.

Nas sextas-feiras da quaresma é proposta a abstinência de carne, por este ser um alimento mais pesado e tradicionalmente mais caro.

A empresa Delivery Pescados, lembra que estamos trabalhando para servir a todos os consumidores, que durante este período, passem a consumir mais pescados, respeitando assim esta tradição, como também aos clientes que incluem o peixe em seu cardápio diário, porque é saudável, tem menos gordura que a carne e o frango, e isso faz com que sua digestão seja mais rápida!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Camarão na Moranga


Ingredientes: 

1 kg de camarão pequeno limpo
4 camarões grandes com rabo
Suco de 1 limão
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
1 colher (sobremesa) de manteiga
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 cebola ralada
3 tomates sem pele e sem sementes picados
2 dentes de alho picados
1 tablete de caldo de legumes
1 colher (sopa) de molho de tomate
1 xícara de (chá) de creme de leite
2 colheres (sopa) de salsinha picada
2 colheres (sopa) de cebolinha picada
1 moranga média e Azeite de oliva para pincelar a moranga
1 ½ xícara (chá) de requeijão cremoso


Preparo:

Tempere os camarões com o suco de limão, o sal e a pimenta-do-reino. Reserve. Aqueça a manteiga e o azeite em uma panela e doure a cebola e o alho.

Acrescente o tomate e refogue por mais alguns minutos. Junte o caldo de legumes, o molho de tomate, os camarões e cozinhe por 3 minutos.

Por fim, acrescente e misture o creme de leite, a salsinha e a cebolinha. Reserve.

Abra a moranga, retire as sementes e parte da polpa. Pincele com azeite por dentro e por fora.

Cubra com papel alumínio e leve ao forno com água quente com sal até o topo por aproximadamente 20 minutos no microondas ou por 1 hora e 30 minutos no forno preaquecido (250 °C).

Deixe esfriar um pouco e retire a água restante. Coloque no fundo parte do requeijão e, em seguida, o recheio e o restante do requeijão.Leve novamente ao forno para gratinar. Refogue os camarões grandes no azeite para decorar. Sirva com arroz branco.

Camarão à Velho Amigo

Ingredientes: 

1 xícara (chá) de requeijão
4 mini abóboras pré-cozidas
1 tablete de caldo de leite de coco
1 cebola ralada
Queijo tipo parmesão ralado a gosto
1 xícara (chá) de tomate picado
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) sopa de salsinha ou coentro picado
750g de camarão
1/2 xícara (chá) de creme de leite light


Preparo:

Em uma frigideira, aqueça a manteiga e doure a cebola. Adicione o camarão, o tomate,
o caldo de camarão e refogue. Em seguida, junte o creme de leite, a salsinha, o requeijão
e mexa bem.
Pegue as mini abóboras, recheie-as, salpique o queijo e ponha elas numa assadeira.
Leve ao forno pré-aquecido a 180 ºC durante 10 minutos ou até ficar gratinado.


Fonte: http://www.tudoreceita.com.br/